Resenha - Memórias de Um Sargento de Milícias
Colegio: Salesiano Itajaí
Disciplina: Português
Professora: Vânia Maia
Aluno: Alan Rizzi
Numero: 01
Serie: 3ºB-EM
Manuel Antônio de Almeida
Memórias de um
Sargento de Milícias
Biografia
Manuel Antônio de Almeida nasceu 17 de novembro de 1831 no Rio de Janeiro. Em 1849 entrou na faculdade de medicina onde conclui no ano de 1855, porém não seguiu na carreira. Com problema de dinheiro entrou na carreira de jornalista, onde trabalhou como revisor e redator no jornal Correio Mercantil, jornal este onde começou a escrever Memórias de um Sargento de Milícias, isso começa quando publicava e não assinava os folhetins, usava o nome Um Brasileiro para não ser reconhecido. Em 1854 sai o primeiro volume e no ano seguinte o segundo. Outra obra foi Dois amores, contendo crônicas, poemas, criticas literárias com pouca expressão. No ano de 1861 estava se preparando para entrar na Assembléia Provincial do Rio de Janeiro, mas morreu com 30 anos de idade, no naufrágio abordo do navio Hermes, pertinho de Macaé.
Contexto Social e Época
A obra acontece no século XIX, na capital Brasileira onde na época era o Rio de Janeiro. Neste tempo o país ainda era uma colônia de Portugal, neste período foi implantada a 1ª ferrovia onde atual fortemente no ramo do café. Como o país queria ser desenvolver tecnologicamente fez com que o estoque de minério esgotasse. Não podemos deixar de disser que a Corte portuguesa estava no país para fugir de certas situações que estava acontecendo em Portugal.
A obra passa na cidade maravilhosa conhecida como Rio de Janeiro, esta obra tem como visão a classe baixa, dando o direito dos menos favorecidos ter o habito da leitura.
Personagens
Leonardo: Desde sua infância é esperto, vagabundo e mulherengo. É o nosso ‘herói’
Leonardo-Pataca: Oficial de justiça, sentimental, sempre enroscado em suas paixões.
Maria-da-Hortaliça: