Resenha Maria Inês Amaro
Aluno:
TAREFA 2 – RESENHA (10 PONTOS)
Elabore resenha do texto de Maria Inês Amaro, constante da biblioteca, e, ao final, comente qual dos quatro campos paradigmáticos do serviço social discutidos pela autora lhe parece mais coerente. Justifique sua escolha. Utilize na confecção do trabalho o que aprendeu em Metodologia Científica.
O Serviço Social é uma profissão dinâmica inserida contexto sócio histórico O projeto ético-político profissional do Serviço Social no Brasil, vinculado a um projeto de transformação de sociedade, reitera a teoria crítica como fundamentação para o agir profissional. Esta teoria vai ao encontro das novas exigências da profissão, na medida em que possibilita novas investigações, não naturaliza o real e tampouco reduzindo-o ao que está posto.
Ressaltando os campos pragmáticos do serviço social , inicio retratando o Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’) é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. Para ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social que apresenta características específicas: exterioridade e a coercividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.
Um outro campo pragmático do serviço social é o Historicamente, o Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas desencadeadas pelo Renascimento; evoluiu como antítese aos valores medievais (da ideia de “Deus como centro do Universo” e, por isso, tudo acorre por Sua vontade, à ideia