Importância da Extensão Universitária
É um conceito adotado pelas universidades (especialmente no Brasil) que se refere ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada. A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição.
No Brasil,(desde a década de 90) a extensão é um dos pilares do ensino superior, conjuntamente com o ensino e a pesquisa, conforme dispõe o artigo 207,caput, da Constituição Federal. Apesar de questionada quanto a sua eficácia, deve ser valorizada, por ser uma forma de interação entre a população e a universidade.
O que a extenção proporciona:
Intensificar a relação bidirecional entre a universidade e a sociedade.
Reafirmar a extensão universitária como parte do fazer acadêmico.
Democratizar o conhecimento acadêmico.
Estimular a participação da comunidade universitária na produção e registro do onhecimento gerado através das atividades de extensão.
Contribuir para a inclusão da extensão, enquanto prática acadêmica, nos projetos pedagógicos dos cursos.
Consolidar a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e a extensão, efetivados em torno de programas e projetos construídos com base em critérios científicos, tecnológicos e em experiências comunitárias.
Estimular atividades interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares nas atividades de extensão..
Valorizar o intercâmbio com órgãos públicos e privados e agências não