Resenha luz, trevas e o método científico
MEIS, de Leopoldo. Direção: Leopoldo de Meis. Produção: Leopoldo de Meis, Rio de Janeiro. Instituto de Bioquímica Médica – Laboratório de Bioenergética – UFRJ. Ensinando Ciência com Arte. 1 DVD, vol. 3. 2009.
O filme relaciona o surgimento da ciência e tecnologia à curiosidade do homem de entender e explicar o planeta. Mostra todo esse processo de evolução do conhecimento que se inicia com os primeiros habitantes da Terra. Seu pensamento era baseado no sobrenatural. Eles acreditavam que os fenômenos naturais eram controlados por deuses e a vontade divina era interpretada pelos curandeiros.
Juntamente com esta, por meio dos artesões surge outra forma de pensar, baseada no “funciona não funciona”. Sem questionamentos, eles produziam ferramentas que podem até mesmo ter iniciado manifestações como a arte, a música entre outras.
Com os filósofos surge o questionamento, a dessacralização. Para eles nem tudo tinha explicação divina. Alguns fenômenos poderiam ser explicados pela lógica e observação. Atrelado à filosofia surge o pensamento humanista.
Com a imposição do cristianismo pelo Imperador Constantino, há novamente uma estagnação no desenvolvimento científico. Retrocedemos ao pensamento de que tudo estava ligado ao divino, e qualquer outro pensamento era perseguido e reprimido. Esse pensamento prevaleceu por muito tempo e a forte repressão aos demais foi causadora de situações como a Inquisição, que dizimou muitas vidas.
Começam a se propagar pelo mundo os chamados cavaleiros do apocalipse: a fome, a peste, as guerras e a morte. Tais situações somadas à intolerância religiosa criam descontentamento, e filósofos como Roger Bacon, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei e outros, começam a desenvolver ideias baseadas na lógica, na observação e experimentação. Com isso, surge o pensamento de que a razão é capaz de explicar os fenômenos naturais e sociais.
O reinado de Carlos II na Inglaterra permite um grande avanço do