Resenha livro utopia
A descoberta de uma nova terra trazia consigo uma nova chance, isto é, para os insatisfeitos com o mundo europeu, a possibilidade tanto de encontrar uma nova civilização melhor, quanto um novo lugar melhor para viver.
Há duas idéias centrais em Utopia que se ladeiam o tempo todo. Primeiro; a não existência da propriedade privada. Segundo; O alcance dos interesses individuais está subordinado ao preenchimento prévio das necessidades coletivas. O Humanismo de More é um grande rompimento com a idade média, não interessado na promessa de uma recompensa no além, no espírito. Preocupa-se com o mundo físico, com o mundo temporal. Um dos maiores méritos do livro de Thomas More foi deslocar o Paraíso para o mundo real.
Todos os costumes, a cultura, o governo, em Utopia, estão diretamente ligados a essas idéias. O autor vê a propriedade privada como a essência das mazelas humanas. Pode-se entender como propriedade privada a desigualdade material, e se refere muito mais à propriedade privada como é hoje, do que à concentração de riquezas por direito de posse, como no caso da nobreza européia tradicional. Assim, a necessidade de ver a sociedade como um conjunto e de subordinar os interesses