Resenha livro (trans) modernidade e mediação de conflitos
FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG
(Trans) Modernidade e Mediação de Conflitos - Pensando paradigmas, devires e seus laços como um método de resolução de conflitos.
Resenhista: Joseane Kleinowski
Obra: (trans) modernidade e mediação de conflitos - Pensando paradigmas, devires e seus laços como um método de resolução de conflitos.
Autor: Rafael Mendonça
Referência completa da obra resenhada: MENDONÇA, Rafael. (trans) modernidade e mediação de conflitos,Joinville, Editora Letradágua, 2008. 139 p.
(TRANS) MODERNIDADE E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – PENSANDO PARADIGMAS, DEVIRES E SEUS LAÇOS COMO UM MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.
Joseane Kleinowski
Rafael Mendonça é Bacharel em Ciências Jurídicas pela UNIVILLE, Mestre em Ciência Jurídica na área de Hermenêutica e Principiologia Constitucional pela UNIVALI e Doutorando na área de Sociedade e Meio Ambiente no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É professor universitário na Faculdade Guilherme Guimbala, na Faculdade Cenecista de Joinville e na Universidade da Região de Joinville. É Mediador de Conflitos e Membro Fundador e Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Interdisciplinares para a Paz (InterPaz).
No início de sua obra, o professor Rafael Mendonça esclareceu quais são os objetivos do escrito, quais sejam “(i) reconhecer os paradigmas em determinados períodos da civilização ocidental; (ii) lançar letras acerca da Transmodernidade e (iii) apontar seus laços com a Mediação de Conflitos.” [?]
Através desses objetivos pré-estabelecidos, o autor primeiramente fez um reconhecimento do que aconteceu no mundo ocidental, explicando as quatro macrotransições, Mythos (Consciência Mítica), Theos (Consciência teísta), Logos (Consciência racional), depois tratada como modernidade e por último Holos (Consciência Holística), que para Warat seria a Transmodernidade, uma utopia possível de ser alcançada.
Adentrando ao paradigma da modernidade, um