Tecnologia da construção
INTRODUÇÃO
As edificações podem ser constituídas de diversos materiais. Cada um tem um comportamento diferente perante situações adversas. Nesse trabalho temos como objetivo mostrar como cada material reage a variações dimensionais devido à umidade, temperatura e esforços mecânicos.
Outra problemática a ser discutida será como juntar materiais com propriedades físicas diferente. Conhecer bem o material com o qual vamos trabalhar permite que se tire melhor proveito de suas características e que se evite usá-lo de maneira inadequada, não só pondo em risco a estrutura projetada como a tornando antieconômica. Algumas propriedades devem ser bem conhecidas para que a aplicação do material nas estruturas seja feita de maneira mais adequada, tanto técnica quanto economicamente. As propriedades mais importantes do ponto de vista estrutural são tensão de ruptura ou admissível, tração, compressão, flexão e cisalhamento; módulo de elasticidade; coeficiente de dilatação térmica.
6
1 - MADEIRA
Para construção a madeira possui um conjunto de características que não se encontram em outro material, como resistência mecânica elevada e seu baixo peso específico. Tem como pontos negativos a fácil deterioração e a sensibilidade à umidade. Esses fatores podem ser minimizados com adição de processos do decorrer do seu tratamento. Um tronco de madeira é dividido em quatro partes. A melhor parte para construção é do cerne, parte mais durável. Os principais elementos resistentes da madeira são as fibras longitudinais, isso o torna anisotrópico e pouco homogêneo, devido a isso os coeficientes de segurança utilizados são elevados por não poder calcular ao certo suas propriedades físicas.
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um