Resenha Lista De Schindler
Resesnha do filme “A Lista de Schindler”
O filme a “Lista de Schindler” (“Schindler's Lis’t”), uma produção sobre a Segunda Guerra Mundial, foi lançado no ano de 1993 nos Estados Unidos. Baseado no livro chamado “Schindler's Ark” de Thomas Keneally, o já consagrado diretor Steven Spielberg obteve mais um sucesso de bilheteria. Por conta desta produção, acabou levando algumas estatuetas do Oscar para casa.
O enredo da história se passa do ano de 1939 e termina em 1945, junto ao final da Segunda Guerra. Com o partido Nazi já estável no poder alemão, o filme mostra a trajetória e a transformação da vida de milhares de judeus alemães e do empresário Oskar Schindler. Este que, durante o período de guerra, viu uma oportunidade de marcar seu nome e se tornar um homem rico. Oskar é apresentado como uma pessoa carismática, inteligente e oportunista. Ele conquistou os maiores chefes dos exércitos nazistas somente com alguns jantares. Porem com o passar do tempo, e quanto mais vivia inserido na realidade dos judeus, houve uma mudança e Schindler passa a indiretamente defender a vida do máximo de pessoas que pode.
O acontecimento que inicia a essa narrativa é a procura de Oskar por um administrador para a sua nova empresa. Os judeus são um povo que sempre teve fama por sua inteligência para os negócios, por isso e por tua boa relação com grandes empresários, o contador Itzhak Stern foi o escolhido por Schindler. Entre os dois foi feito um acordo, Stern controlava a empresa e conseguia investidores iniciais enquanto Oskar prometeu que os investidores receberiam o retorno em menos de um ano. Já neste momento o povo judeu vivia sobre inúmeras sanções em guetos nas periferias de todo o país.
No auge do seu sucesso, enquanto a Europa estava em ruínas, Schindler podia comprar o que