Resenha: Laboratório Caseiro de Física Moderna
Nome:
Professor:
Disciplina:
Resenha: Laboratório Caseiro de Física Moderna – Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 8, n. 3, dez. 1991.
Os autores iniciam o artigo avaliando a importância de um bom laboratório de física moderna no ensino de física destacando, destacando como exemplo, a facilitação do contato do aluno com técnicas experimentais mais sofisticadas. Em mais de um trecho é mencionado o alto custo do laboratório de física moderna, e o obstáculo financeiro que se põe aos professores que desejam utilizá-lo em sua prática de ensino. Devido a esse obstáculo, mesmo algumas instituições de ensino superior passam por dificuldades em oportunizar uma gama variada de experimentos que envolvem a física moderna, prejudicando e criando certa deficiência no assunto para os futuros docentes que estudam nessas instituições. Para amenizar o problema os autores sugerem uma montagem alternativa, que eles chamam de “laboratório caseiro de física moderna”, utilizando equipamento de fácil acesso e baixo custo. Dentre as atividades apresentadas, uma é sugerida para o ensino superior, sendo as demais para o ensino médio.
Relação de experimentos:
1. Bobina de Tesla;
2. Redes de difração e espectroscopia com disco-laser CD;
3. Experimentos com lâmpada comercial de vapor de mercúrio:
3.1. Espectro do mercúrio;
3.2. O efeito fotoelétrico;
3.3. Penetração e proteção ultra-violeta
Devido à dificuldade de inserção do assunto no ensino médio, acredito que os experimentos de física moderna constituem uma das formas interessantes de abordar a física moderna para jovens alunos.
Nesse artigo, em especial, os autores destacam a facilidade de acesso aos materiais e equipamentos utilizados, entretanto, descrevem os experimentos sem muitos detalhes e não posicionam estratégias para aplicação da atividade numa aula. Essa lacuna no texto pode ser encarada de forma positiva como a “liberdade” do professor em criar métodos de aplicação