087424090868
1610 palavras
7 páginas
Universidade de PernambucoLicenciatura em História
Aluno: Thiago Luiz do Nascimento Amorim
Professor: Anderson Vicente
Disciplina: Fundamentos da Socioantropologia
Data: 30/06/14
Prova do Exercício II
Partindo da ideia de que a cultura é um fenômeno humano importante para criar laços entre as pessoas, pode-se pensar na educação como um componente cultural capaz de contribuir para esses laços. Sendo assim, como a escola pode contribuir para socializar, ensinar conhecimentos científicos,transmitir a cultura e formar consciências críticas?
R-Após as análises dos textos do plano de atividades e os conhecimentos prévios e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, pude notar a relação importantíssima que temos entre cultura e educação. No entanto, para iniciarmos, como poderíamos definir cultura? Segundo Roque de Barros Laraia, em sua obra Cultura: um conceito antropológico, antes da tentativa de chegar a um conceito do que seria cultura, devemos enfatizar que logo a princípio, pensava-se que as diferenças de comportamento entre os homens podiam ser explicadas através de diversidades sematológicas ou mesológicas, ou seja, que o determinismo biológico ou geográfico eram determinantes nas diferenças entre as culturas, entretanto sabemos que essas concepções são falsas. No final do século XVIII,o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa civilization referia-se as realizações materiais. Edward Tylor foi o responsável por definir o conceito de cultura mais utilizado atualmente, como todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábito adquirido pelo homem como membro de uma sociedade valendo salientar que o conceito de cultura não é algo exato, fixo.
“Os antropólogos sabem de fato o que é cultura,mas divergem na maneira de exteriorizar este conhecimento” George Murdock (1932) Merece destaque também Alfred