Resenha jussara hoffmann
Tem como objetivo desvelar os fantasmas da prática tradicional, os alicerces teóricos que nos levaram a exercer tal prática, bem como desencadear a tomada de consciência dos educadores e administradores em geral sobre o significado da manutenção da avaliação classificatória na construção de uma escola libertadora.
“Hoffmann,2000”
A Didática, o processo de avaliação e o processo de ensino e aprendizagem
HOFFMAN, Jussara. Avaliação Mediadora; Uma Pratica da Construção da Pré-escola a Universidade. 17.ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
Por uma escola de qualidade, diz respeito à questão melhoria de qualidade de ensino. Muitos fatores dificultam a superação da prática tradicional. Essa não é apenas a concepção vigente entre os professores, mas a crença de toda a sociedade e que transparece em noticiários de jornais e da televisão. As escolas justificam os seus temores em realizar mudanças a partir da séria resistência das famílias quanto a tais inovações. A verdade é que há um sério descrédito em relação às escolas inovadoras e o sistema de avaliação é um dos focos principais de crítica da sociedade. O sistema de avaliação tradicional, classificatório assegura um ensino de qualidade? A manutenção das provas e notas é garantia do efetivo acompanhamento dos alunos no seu processo de aprendizagem? O sucesso de um aluno na escola tradicional representa o seu desenvolvimento máximo possível? A primeira pergunta refere-se à crença no sistema tradicional de avaliação como responsável por uma escola competente. A problemática do ACESSO escolar pode ser vista de duas maneiras no meu entender: ACESSO como INGRESSO, ACESSO a outras séries e graus de ensino. Em primeiro lugar não se pode falar em melhoria de qualidade de ensino sem antes atender o direito