Resenha - josé ubaldo ribeiro
Primeiramente, para melhor compreensão de um artigo acadêmico, é recomendável entender o contexto histórico que o envolve, bem como ter um breve conhecimento a respeito do autor e sua trajetória.
O artigo “Política e Administração” de João Ubaldo Ribeiro foi publicado no ano de 1969, em meio à Ditadura Militar em um período em que o Brasil começava a ter um forte processo de industrialização, resultante do cenário mundial pós Segunda Guerra. Era um momento de modificações na política nacional, pois o Populismo característico dos governos anteriores tinha sido deposto, sendo que os militares puseram em prática os Atos Institucionais como mecanismos de legitimidade de seus poderes políticos, com a finalidade de tornar executável o regime militar. Durante esse período foi possível verificar o princípio da grande inflação que veio a “aterrorizar” a economia brasileira por diversos anos.
João Ubaldo Ribeiro nasceu em 1941, na Bahia. Em 1962, formou-se como Bacharel em Direito, pela Universidade Federal da Bahia, porém nunca chegou a advogar. Pós-graduado em Administração Pública pela mesma Universidade, posteriormente veio a concluir seu mestrado em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul. Como dito anteriormente, em 1969 publicou “Política e Administração”, com a finalidade de esclarecer o papel do administrador em um contexto político e social, apoiando a professores e alunos no ambiente acadêmico, visto que nesse período era professor de Ciências Sociais na Universidade Federal da Bahia.
Em um primeiro momento, Ubaldo procura determinar o papel do administrador, traçando um laço entre a ciência social e a administração. Começa estabelecendo uma tarefa para o profissional em meio a um contexto social, sendo esse, em última análise, o uso racional dos recursos disponíveis para o alcance dos objetivos propostos. Mais a frente, caracteriza a função do