Resenha Jan REGI O
O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO
Recife
2015
O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO
Resenha apresentada como atividade para a disciplina de fundamentos do planejamento regional, pelo Curso de geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrada, Pelo professor.
Recife
2015
O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO
Este capítulo, que tem por autor Paulo Cesar da Costa Gomes, um geógrafo Brasileiro da área de história do pensamento geográfico, de epistemologia e de geografia política, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gomes é conhecido por reconstruir “a história do pensamento geográfico a partir dos pólos epistemológicos da ciência moderna, também conhecido por mapear novas possibilidades de interação disciplinar para a geografia cultural.
O capítulo o conceito de região e sua discussão. Traz todas as idéias acerca do tema do capítulo são encontradas ao longo de suas vinte e oito páginas, que são dividas na introdução e em duas divisões principais: Alguns importantes antecedentes; Os diversos domínios da noção da região.
GOMES afirma que o termo região vem desde o tempo do império romano, quando a palavra regione era utilizada para mencionar áreas, que estavam submissas ao império alguns filósofos interpretam este conceito como a necessidade de centralização do poder e a extensão dele sobre uma grande diversidade de cultura e sociedade e de uma certa maneira submetidos à ordem hegemônica de Roma.
Com a chegada do fim do Império Romano e a contribuição da Igreja reforçando a divisão local seguiram-se o processo de subdivisão de áreas fortalecendo assim o poder feudal. O autor menciona que também neste caso há a expressão da centralização do poder.
O autor coloca que na Europa ainda existe centralização, só que este mais ligado a um conceito de região na antiguidade clássica, e também se refere á “relação entre centralização, uniformização administrativa