resenha Ivan
Disciplina: Educação e Sociedade II
Docente: Ivan Costa Lima
Discente: Antonia Aryanne Marques de Freitas
RESENHA:
“SOCIEDADE CIVIL NO BRASIL: MOVIMENTOS SOCIAIS E ONGS”
ACARAPE – CE
JUNHO DE 2015
Com base no artigo, movimentos sociais seriam ações sociais coletivas tanto sociopolítica como cultural. E essas ações são adotadas para pressionar e denunciar direta e indiretamente casos irregulares na sociedade. A autora também defende a ideia de que movimentos dessa natureza sempre existiram e sempre existirão no país, e que esses movimentos não estão presos ao passado, mas se utilizam de exemplos para funcionar e se reinventarem no presente. O texto “Sociedade Civil no Brasil: Movimentos Sociais e ONGs” tem também por objetivo apresentar fragmentos do processo de construção da cidadania no Brasil, onde a autora dá um destaque nos setores populares nas vias dos movimentos sociais, ONGs e todas as outras formas legais de manifestação e organização populacional, em especial nas décadas de 70 a 90.
Atualmente os movimentos sociais estão em “alta” e com o auxílio dos meios de comunicação como a internet e seu fácil acesso, as causas e lutas são rapidamente conhecidas. Os exemplos de movimentos citados no texto são destacados quatro pontos de identificação: 1º as lutas de defesa das culturas locais contra os efeitos da globalização; 2º a reinvindicação da ética na política e ao mesmo tempo, o exercício da vigilância sobre a atuação do Estado e seus governantes; 3º a cobertura de áreas do cotidiano que são até de difícil acesso para o governo ou outras instituições e por último (4º) os movimentos sociais construíram um entendimento em relação a autonomia, onde este, não deve ser contra tudo e todos, mas é ter projetos e pensar os interesses dos grupos envolvidos nesse meio.
Finalmente o ter autonomia é ter e ser pessoas capacitadas para aquele momento e aquela luta, porém a pesquisadora considera que os movimentos e as ONGs,