resenha do livro a morte de ivan
O livro traz questionamentos sobre morte e vida. Tolstói traz à tona uma fragilidade física e psicológica do ser humano ao se deparar com a morte, tratando-se de uma crítica social e existencial, o livro pode abrir o seguinte debate: Estamos ou não preparados para morrer? Sabemos ou não lidar com tal fardo? Ivan, acaba por perceber a inevitabilidade da morte.
Além de trazer uma crítica social em seu roteiro, o livro também denuncia a visão materialista da medicina perante a morte, o descaso com o paciente.
Ivan, em estado terminal tem suas perspectivas modificadas, vivenciando outra face de sua existência, não recebe nenhum afeto por parte dos médicos, nem com sua esposa e sua filha ele pode contar, é visto e tratado apenas como mais um pedaço de carne doente, tratado com indiferença por todos. Ele recebe afeto e atenção apenas seu empregado e finalmente descobre o sentido da confiança e da afeição, aprende a ver com outros olhos as coisas e entender muito mais que o sentido da vida está em coisas simples. A Ultima Estação
A narração dos últimos momentos da vida de Tolstoi, uma relação de amor devastadora com sua esposa deseja manter um padrão de vida luxuoso e fazer uma herança maior com as obras de seu marido para os filhos. Tolstoi por outro lado nunca foi apegado a vida luxuosa, então ele entra em acordo com Vladimir Chertkov e torna todas as suas obras de dominiopublico, pois não acha certo lucrar com algo feito para o povo. Um romance que traz à tona uma crítica social, do ser humano ser tão apegado aos bens matérias, ser egoísta, e pôr o amor em confronto por tais bens.
Barba Azul – Rubens Alves.
Barba Azul conta a história de um homem atraente solitário e muito rico, cujo qual era cobiçado por muitas mulheres, que possuíam o anseio de casar-se com ele. Barba azul vivia em um castelo que possuía uma torre de sete patamares. Cada mulher interessada em barba azul passava por uma espécie de prova, que pode ser aplicado ao dia