Resenha instituições financeiras
Disciplina: Instituições Financeiras
Aluna: Camila Fontenele Santos
A Unidade III cita alguns tipos de mercados que aborda temas referentes a economia. Nessa unidade o autor apresenta os conceitos, os objetivos e a função de cada tópico, definindo o papel de cada um no mercado, esses itens estão divididos em quatro capítulos que são: o Mercado de Ações ,o Mercado de Seguros, o Mercado de Cambio e o Fundo de Investimento.
A respeito do Mercado de Ações, observou-se que quando a economia está em alta as chances de lucros na rentabilidade são maiores, pois as empresas tem mais segurança de lançar suas ações para negocia-las na bolsa de valores, que no Brasil é a BOVESPA(Bolsa de Valores do Estado de São Paulo), e quem fiscaliza o andamento do mercado acionário é a CVM(Comissão de Valores Mobiliário ).
No Mercado de Cambio é onde acontece a negociação da troca das moedas de um pais com outra moeda estrangeira, isso acontece entre as instituições e todos que tem o interesse de mover essas moedas. O responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado cambial é o BACEN (Banco Central do Brasil) que é uma autarquia do governo federal. Falando um pouco sobre a taxa de cambio, é o valor de uma moeda de um pais em relação com outra moeda no caso a estrangeira. As instituições que desejam atuar nesse mercado precisam pedir autorização ao BACEN. E esse é um tipo de mercado que sofre oscilações de acordo com a oferta e a procura, alterando muitas vezes e quase constantemente seus valores.
Já o Mercado de Seguros foi criado pela necessidade que se tinha de assegurar a pessoa ou seus familiares, caso venha ocorrer danos de um bem material ou perda de uma vida, garantindo o ressarcimento do seguro que foi pago beneficiando a pessoa ou sua família. O modo como acontece a contratação desses serviços, é através de uma conjunto de pessoas que desejam a seguridade de um bem, de vida ou de uma aposentadoria. As mesmas procuram