Resenha Historia Moderna
Nome: Kelly De Souza Santana 2º História 11/07/13
Professor: Carlos Vegge
O absolutismo espanhol nasceu da união de Castela e Aragão através do casamento de Isabel l e Fernando ll em1469. Iniciou com uma base econômica aparentemente firme, revelando a Espanha como a primeira potencia do Europa por todo o século XVl contudo o estado que presidia este vasto império era , ele próprio uma armação em ruinas unidas somente a pessoa do monarca. O absolutismo espanhol tão terrível externamente foi de cara modesto e limitado em seu desencolhimento interno.
Castela e Aragão representavam uma base extremamente diversa para a construção da nova monarquia espanhola no final do século XV, O perfil económico e demográfico de Castela no seio da união era vantajoso, com uma população calculada entre 5 e 7 milhões e um animado comercio marítimo com a Europa centrional , constituía-se com facilidade no estado dominante d península. Politicamente sua constituição era um tanto instável, em meados do século XV a ascendência da nobreza sobre a monarquia tornou-se de grade projeção, desse modo, contudo a ganancia por poder da aristocracia não estabelecera nenhum molde jurídico desse modo, tanto as convocações com a composição das cortes estavam sujeitas á decisão do monarca, por um lado, as cortes não detinham nenhum poder legislativo; por outro a nobreza e o clero gizavam de imunidade fiscal. Portanto a aristocracia não possuía interesse em sua representação nos estados castelhianos.
O caráter econômico e politico de Aragão esta em agudo contraste com isso. Possuía um sistema senhorial da península ibérica, a aristocracia se encontra investida em uma serie completa de podres feudais. A Catalunha tradicionalmente u o centro de um império mercantil no mediterrâneo, no entanto a prosperidade catalã sofrera penosamente durante a longa depressão feudal. Finamente com a guerra civil entre a monarquia e a nobreza, que atrai