RESENHA GP ERA DO CONHECIMENTO
Segundo Joaquim Felício Junior, atualmente os lideres que as empresas procuram são os que fazem as pessoas serem envolvidas nos processos da organização, se sentir parte e ser responsável por ela. O papel do gestor é facilitar e alavancar o conhecimento das pessoas, fazendo com que sejam profissionais pensadores, capazes de julgar suas próprias ideias sem a presença do chefe ou superior.
O estilo gerencial deve ser modificado para atender às necessidades da era do conhecimento, pois deve contemplar visão sistêmica, habilidade de gestão do capital intelectual humano e a visão holística.
O líder que não se adaptar a esse novo estilo irá perder seu espaço no mundo corporativo, porque se eles não se adaptarem, deixará de ser líder. Caso continue com o cargo e não de adapte, entra em cena o líder lateral, que consegue liderar ou integrar outras, sem o título de líder ou gestor.
As competências que os lideres precisam desenvolver é ser empreendedor, assumir riscos calculador e ter capacidade de mobilização. Ter capacidade de reconhecer o êxito do outro, estimular as habilidades dos subordinados. Remover paradigmas que existem, ser flexível, inovador e criativo.
O gestor dentro deste conceito de compartilhar experiências é o gestor que estimule o saber coletivo, despertando nas pessoas o interesse de compartilhar o que sabem.
Para o gestor estimular que os membros de sua equipe estejam em constante desenvolvimento é preciso assumir o modelo de Learning Organization para sua organização. Este modelo tem o objetivo de orientar como estabelecer uma aprendizagem individual da organização para que transforme para a organização. Pois uma organização só aprende através de seus integrantes. As pessoas não são treinadas somente para desenvolver sua função, e sim para desenvolver com satisfação suas atividades e cooperar para que todos caminhem num único objetivo.
Com esse processo é necessário existir o feedback, pois sem ele não existe o