Resenha gestão organizacional
O artigo delineamento de uma estrutura organizacional: o caso da IMSA indústrias mecânicas, de Luiz Alberto Marcondes Homen de Mello e Castro e Hamilton Luiz Correa, apresenta um estudo sobre uma indústria onde se foi constatada a ausência de estratégias com vistas ao futuro. O estudo foi desencadeado a partir de algumas análises com o auxílio de ferramentas para elaboração de estratégias.
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial amplamente utilizada pelas organizações. No entanto, há um segmento no qual o uso deste instrumento de análise é raro: o das pequenas empresas.
De acordo com Neto (2005), 80% dos problemas apresentados nas pequenas empresas são de natureza estratégica e apenas 20% resultam da insuficiência de recursos.
O objetivo do presente artigo é estudar uma experiência desenvolvida junto a uma empresa familiar de pequeno porte fabricante de tecidos (POTEX – Potiguar Têxtil Ltda.) no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, ferramentas como a matriz de SWOT e o modelo das cinco forças de Porter (1986) foram utilizados para dar subsídio acadêmico às pesquisas.
Uma ferramenta baseada na análise ambiental para a formulação de estratégia é a matriz de SWOT (Strengths and Weaknesses and it environmental Oportunities and Threats – pontos fortes e fracos e suas oportunidades e ameaças ambientais). Segundo Collis (1999) no nível das diferentes empresas da corporação, o trabalho de análise setorial sistematiza a identificação de oportunidades e ameaças, os dois componentes externos do venerável esquema SWOT que muitas empresas utilizam na formulação de seus planejamentos estratégicos.
O objetivo da SWOT, na visão de Azevedo (2001) é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando as oportunidades e protegendo-se de ameaças.
A Potex, uma empresa de pequeno porte tipicamente familiar, do Rio Grande do Norte, com o objetivo inicial de fornecer