Resenha Gerenciamento de Pessoas
A necessidade de gerenciar pessoas, surgiu quando os proprietários de bens de produção, perceberam a dificuldade de controlar as atividades de vários outros homens, cuja força de trabalho eles estavam comprando. E com o intuito de garantir que cada operário contribuísse com todo o seu potencial, aumentando a produtividade a níveis cada vez mais elevados, criou-se a figura do gerente e, com ela, uma organização do trabalho que determinou a segmentação entre o pensar, ou seja, o planejamento do gerente e a execução, realizada pelo operário.
Sendo assim nos países mais desenvolvidos do mundo, no final do século XVIII, as empresas da Europa e América do Norte já utilizavam organogramas, descrição de funções e manual de procedimentos e passaram a ser subdivididas em unidades cada vez menores, com o intuito de criar condições mais favoráveis ao processo de produção. Nessa época, a única preocupação com o empregado, era garantir que ele estivesse oferecendo o máximo de trabalho.
Porém em 1939, Elton Mayo conduziu um experimento, conhecido como pesquisa de Hawthorne, que investigava de que forma as condições de trabalho (iluminação, intervalos de trabalho e etc) afetava o rendimento dos trabalhadores. Entretanto independente das alterações que fosse realizada, os trabalhadores sempre apresentavam uma produtividade maior. O que o levou a concluir que o relacionamento interpessoal era o fator importante para a produtividade. A partir desse estudo de caso é que ocorrem estudos sobre motivação, liderança e as forças que mantém os homens juntos em