Resenha: Filme "Um Sonho Tcheco"
Com ajuda de uma agência de publicidade, os cineastas produziram uma logomarca, campanha de guerrilha e diversos anúncios feitos através de banners, flyers, tv e rádio para divulgar o supermercado e sua data de inauguração. Parte dessa campanha publicitária consistiu em anúncios que falavam exatamente o contrário do que se era esperado em uma propaganda de estabelecimentos comerciais: para que as pessoas não fossem ao supermercado, não gastassem, não desperdiçassem. O efeito causado na população foi exatamente o esperado de qualquer ação publicitária, pois só se sentiram mais estigados a descobrir do que o estabelecimento se tratava.
Além disso, foram feitas também pesquisas para compreender o que o consumidor esperava desse tipo de estabelecimento, se essas estavam sendo correspondidas, sua reação em relação ao preço ofertado e até mesmo um estudo sobre como alguém analisaria um folder, para concluir se todas as partes da campanha estavam sendo devidamente destacados.
Na publicidade do Sonho Tcheco, era passada a idéia da busca de seus sonhos, felicidade e realização, o que se encaixa na teoria de Behaviorismo, que defende que os estímulos são absorvidos pelo público-alvo, que é então estimulado a comprar do estabelecimento.
A teoria de Gestalt baseia-se na idéia de que o consumidor é estimulado pela aparência do produto/estabelecimento, ou seja, por seu design, suas cores, sua identidade visual. Por isso, o hipermercado tem cores e marca escolhidas para agradar os olhos dos consumidores em potencial.
A campanha surtiu o efeito esperado: despertou a vontade de consumo na população, e tal foi o sucesso que cerca de 3 mil pessoas