Resenha filme preciosa
A educação, tanto em casa quanto na escola, é um tema que nem sempre é abordado em filmes, sendo presentes mai em documentários. Preciosa – Uma
História de forma crua e indigesta, não só a enfatiza, como fala também de outros assuntos delicados como: amor, abuso e homossexualismo.
A sua percepção da realidade é confusa, esquizofrênica. Toda vez que
Claireece encontra-se em um momento difícil ela foge para um mundo imaginário onde é famosa e desejada por todos. Um lugar onde a sua presença realmente importa. A sua zona de conforto.
A importância de uma educação mais humana e menos genérica, para a formação e evolução pessoal, é retratada pela escola “Cada Um Ensina Um”, a qual Claireece é transferida após ser expulsa da anterior, por estar grávida de seu segundo filho. Lá, pela primeira vez em sua vida, sente-se como uma pessoa, graças à dedicação e atenção da professora Mrs. Rain. Um dos métodos utilizado, durante e fora das aulas, é que os alunos escrevam em um caderno os seus pensamentos, para não só estimulá-los á escrever, mas também para refletirem sobre suas próprias vidas.
Preciosa, apesar de ser um filme sobre superação deixa claro que, não fazer nada é escolher um dos lados.