resenha filme preciosa
Preciosa é uma adolescente que desde os 3 anos é abusada pelo próprio pai com o consentimento e negligência da mãe, que também obrigava a filha a satisfazer seus desejos sexuais, além de humilha-la e agredi-la tanto fisicamente como psicologicamente. Fazendo com que preciosa se fosse uma adolescente frustrada e com baixa autoestima. Não se pode dizer que são fatos somente da ficção, muitas crianças e adolescentes tem estes fatos como uma triste realidade.
2- O relacionamento entre Preciosa e sua mãe é marcado por desequilíbrios psíquicos de ordem emocional. Descreva, com base no filme, os prováveis motivos que levaram as personagens em questão a assumirem tal conduta.
O ciúmes foi um dos principais fatores que abalou a relação entre mãe e filha, o fato de o pai de preciosa abusar dela fez com que sua mãe sentisse ciúmes e rejeição do marido, pois ele “preferia” a filha e lhe dera dois filhos, já a mãe só teve um. Ela não conseguia ver preciosa como filha e sim como uma rival que tomou seu marido e a culpava por tudo.
3- Discorra sobre as consequências da violência doméstica sofrida por Preciosa.
Preciosa cresceu em uma família desestruturada sem amor e afeto, além de sempre sofrer bullying por ser negra e obesa, Preciosa teve que enfrentar os abusos do pai e humilhações, negligência e agressões da mãe. Por consequência virou uma adolescente de 16 anos excluída da sociedade, mãe de dois filhos sendo uma com síndrome de down e semi-analfabeta que se refugiava muitas vezes em sua imaginação onde ela era uma mulher desejada, importante, amada e ate mesmo branca com cabelos lisos, essa foi uma forma que ela encontrou para fugir de sua dura realidade.