Resenha -filme "Morte ao Rei"
De
Introdução a
Ciência Jurídica
Mariana/ Março 2014.
FEMAR - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA FAMA –
FACULDAADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA Rua Dom Silvério, 161 - Centro - Mariana - MG - Tel. (31)3558-2673. secretaria.faculdade@bol.com.br
Trabalho de Ciência Jurídica
Análise sobre o filme:” MORTE AO REI “.
Professora: Jéssica
Curso: Administração 1° período
Aluno: Sandoval de Oliveira Mendes
FEMAR - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA FAMA –
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA Rua Dom Silvério, 161 - Centro - Mariana - MG - Tel. (31)3558-2673. secretaria.faculdade@bol.com.br
Filme: “Morte Ao Rei”.
O filme é baseado em fatos que ocorrem na Inglaterra no ano de 1965, onde houve uma batalha em busca de direito ao livre comércio e a liberdade.
No período Monárquico o poder era centralizado na mão do Rei, onde o mesmo utilizava o argumento que seu poder advinha da vontade de DEUS e que todos os súditos deviam acatar sua ordem sem nenhum tipo de questionamento. Princípios como o direito ao julgamento não eram exercidos neste período. Não havia liberdade de comércio, nem constituição definida.
O parlamento era um órgão que existia naquele período, porém não posuia grande poder e autonomia, ele estava diretamente submisso as vontades do rei. Posteriormente o parlamento cria a carta Magma (onde limitava o poder do rei, e o mesmo também deveria seguir as leis deste tratado), onde o monarca não concorda em assina – lá pois perderia parte de seus privilégios.
No filme são claras as cenas de corrupção, como: A venda de votos (na cena um membro do parlamento e o subornado pela realeza, para que ele influencie que os demais votem de acordo com os interesse do Rei), e a repressão (quando e esposa do Thomas (integrante do movimento) teme pela segurança de seu filho que irá nascer).
Mais tarde o rei é destituído