Resenha Filme Mauá - O Imperador e o Rei
Interessava-se pela Economia Política antes mesmo de ser empregado pela Carruthers & Bros. empresa inglesa que exercia atividades no Brasil importando e exportando mercadorias. Com o Sr. Richard Carruthers aprendeu o inglês, e as idéias liberais de Adam Smith e John Stuart Mill. Este o iniciou á maçonaria. Posteriormente tornou-se gerente e sócio da firma.
A aprovação da Tarifa Alves Branco, sobre os produtos importados juntamente á lei que isentava de impostos novas indústrias que se instalassem no Brasil e a instauração a lei Eusébio de Queiróz de 1850 que aboliu o tráfico negreiro, estimularam uma série de atividades urbanas no Brasil. Ao viajar a Inglaterra, percebeu o quanto o Império estava atrasado. Volta iniciativas nos mais variados ramos da economia.
No Estaleiro Ponta de Areia onde desenvolve atividades como o ferro, bronze e carvão, produzindo navios e canhões, tubos de ferro e velas. Constrói a primeira ferrovia brasileira. Ilumina a gás a cidade do Rio de Janeiro. Funda a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas. Instala os primeiros cabos telegráficos submarinos, que ligaram o Brasil à Europa. Funda o segundo Banco do Brasil, pois o primeiro havia falido. E o Banco Mauá, sediado em várias capitais brasileiras, além de filiais em Londres e Montevidéu. No cenário da Guerra do Prata, Irineu, fornece recursos financeiros necessários à defesa de Montevidéu. Barão de Mauá sempre teve em mente a escravidão colocada como uma aberração do império, acreditando que no trabalho remunerado, assim, comprometeu-se a não empregar mão-de-obra escrava. O ouro não havia feito o Brasil prosperar, mas meios de