resenha do filme maua imperador e o rei
Dados Gerais
Disciplina
Introdução ao Empreendedorismo
Análise do Texto
Título do Filme
MAUÁ – O IMPERADOR E O REI
Autor (es)
Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
Descrição do Assunto (no máximo 100 palavras)
Da infância pobre e sofrida, ao enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX. Mauá, um idealista e modernizador da época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, ora era adorado pelo imperador D. Pedro II, ora ele era detestado pelo mesmo.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
A combinação das suas ideias, juntamente com o agravamento da instabilidade política da região platina, tornou-o alvo das intrigas dos conservadores. As suas instalações passaram a ser alvo de sabotagens criminosas e os seus negócios foram abalados pela legislação que reduziu as taxas de importação sobre as importações de máquinas, ferramentas e ferragens. Com a falência do Banco Mauá, pediu moratória por três anos, sendo obrigado a vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros e ainda os seus bens pessoais para liquidar as dívidas. Dez anos após a crise Irineu Souza consegue pagar todas as suas dividas e construir um novo patrimônio.
O Barão de Mauá era um grande empreendedor, um grande inovador e acima de tudo um grande aprendiz, pois dos erros ele fez acertos e dos acertos foram feitos lições para toda a vida e para todos os empreendedores.
Paralelo com a realidade da Disciplina (no máximo 300 palavras)