RESENHA FAYOL
REFERÊNCIA
Fayol,
Henri,
1841-1925.
Administração
industrial
e
geral: previsão,
organização, comando, controle / Henry Fayol; [tradução para o português de Irene de
Bojano e Mário de Souza] – 10. ed. – São Paulo: Atlas, 1989.
APRESENTAÇÃO DO AUTOR E DA OBRA
Henry Fayol, engenheiro francês, nasceu em Constantinopla, em 1841. Estudou na Escola de Minas de Saint-Étienne e foi diretor de diversas sociedades de sua especialidade. Convencido da necessidade de organizar o pessoal das grandes empresas de modo racional, quando jovem dedicou-se ao estudo dessa matéria, criando doutrinas que levam seu nome, compreendendo a carência de bons chefes em todos os tipos de atividade social.
SÍNTESE DA OBRA
O livro é elaborado por temas conservados e estudos, que tem como objetivo: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, auxiliando na gerência de empresas.
Embora sejam feitas separações entre autoridades, presentes nos mais diversos casos,
Fayol caracteriza que a administração tem um lugar tão especial no papel de comandantes “que pode, às vezes, parecer que esse papel é puramente administrativo”.
A partir do desenvolvimento econômico, básico para uma crença administrativa, ele traça indicações, tal como: importância da previsão, preocupação de combater a burocratização, pragmatismo e a necessidade de recorrer a controllers de gestão, enfatizando um conhecimento aprofundado de cada grupo.
Na primeira parte evidenciamos um conjunto de operações essenciais, que
Fayol divide em seis grupos amplamente: Função Técnica, que contribui a produção de bens e serviços, mas que não é a mais importante de todas. Função Comercial: “saber comprar e vender”, competência comercial. Função Financeira: Meio de capital, porque sem ele não se paga salários, não há meios para fazer reparos, compra de matéria-prima, etc, podendo-se ter uma visão melhor da empresa. Função de