Resenha taylor e fayol
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 1º PERÍODO
Resenha Critica: Visão Crítica Da Abordagem Mecânica
Biografia: Taylor e Fayol
Professora: Vanice Gomes
Aluno: Marcílio Santos
Balsas - MA, Março 2012
Introdução Taylor
Os princípios da administração científica foram desenvolvidos por Frederick Winslow Taylor e publicados no livro “Os Princípios da Administração Científica” (1911). Taylor acreditava que decisões baseadas na tradição deviam ser substituídas por procedimentos precisos após estudo criterioso de um indivíduo realizando o seu trabalho. Sua aplicação exige um alto grau de controle gerencial sobre as práticas de trabalho dos operários. O Taylorismo pode ser visto como a divisão lógica de trabalho levado ao seu grau mais extremo com a consequente perda de competência do trabalhador e desumanização do local de trabalho.
Introdução Fayol
Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão Juntamente com Taylor e Ford, são considerados os pioneiros da Administração; Sua visão, da organização, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um gerente ou diretor; Fayol diferenciava-se de Taylor porque, enquanto Taylor via os processos administrativos da base para o topo, a análise de Fayol era inversa, de cima para baixo.
Antes de tudo, temos que lembrar que vários modelos de administração são adotados e utilizados desde a época da revolução industrial. Até hoje, com alguns aperfeiçoamentos, empresas e organizações adotam as teorias de administração de Taylor e Fayol. De acordo com alguns grandes administradores, isso se dá pelo fato de até o presente momento, não ter aparecido nada que as substituas. Em sua teoria de administração, Taylor já acenava com essa preocupação, por isso um de seus estudos era a FADIGA HUMANA, ele defendia o conceito da eliminação de movimentos que apenas