Resenha Euro Disney
O que a Walt Disney Co. fez errado em seu planejamento da Euro Disney?
No meu ponto de vista, a Walt Disney Co. não errou em seu planejamento estratégico, ela simplesmente não realizou um.
A Disney não levou em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também não considerou premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Fica claro que não houve um estudo ambiental, pois vários fatores que deveriam ser levados em consideração foram ignorados, como: Variáveis Culturais/Sociais; Variáveis Econômicas; Variáveis Jurídicas/Políticas; Variáveis Psicológicas; Análise de Clientes, entre outros.
O orçamento foi muito maior do que o previsto, forçando a empresa a obter empréstimos com taxas de juros elevadas como também a vender imóveis para amortizar seus débitos.
Não efetuou um estudo sobre seus futuros clientes, não estabeleceu as necessidades muito menos o que eles valorizam, forçando os mesmos a obterem um estilo de vida “americanizado”, o que por sua vez não ocorreu.
Ficou em débito com o governo francês, no qual investiu em um cenário que não mostrava favorável perante a crise europeia.
Apesar de atingirem a marca esperada de visitantes, houve um repasse no valor da entrada fixado em $ 42,45, mais caro que nos EUA.
Por esses motivos que acredito que não foi um erro de planejamento e sim a falta de um.