Resenha Est Tica
RESENHA DO TEXTO: “ESTÉTICA”
CAROLINE CAMPIONI BARBOSA
2º A LETRAS
RIBEIRÃO PRETO – SP
2014
Trabalho orientado pelo Prof. Me. Ricardo M. Scatena ministrado na disciplina de Filosofia.
Prolegômenos
A estética é a ciência que estuda o conhecimento sensitivo. O talento do belo, do esteta pode ser definido como estética natural, que pode ser inato (o qual o indivíduo já nasce possuindo) e adquirido, que é conseguido através da prática.
Essa ciência, que mais se considera uma arte, se identifica com a crítica, e também à crítica lógica.
Seção I: A beleza do conhecimento
A finalidade da estética é fazer o conhecimento sensitivo se tornar perfeito, pois perfeição é a beleza. A imperfeição deve ser evitada, pois é disforme. O esteta descarta as imperfeições enquanto é esteta, podendo ser apenas desvendadas pelo julgamento do intelecto.
A beleza universal do conhecimento sensitivo será:
a) o consenso dos pensamentos entre si em direção a unidade, consenso este q se manifesta como a beleza das coisas e do pensamento, que é diferente da beleza do conhecimento e da beleza do objeto, pois as coisas feias em quanto tais, podem ser concebidas de modo belo; e as mais belas de modo feio.
b) o consenso da ordem o consenso interno dos signos e o consenso dos signos com a ordem e com as coisas, à medida que este se manifesta. A beleza universal do conhecimento sensitivo é a beleza as enunciações, tais como a dicção e o estilo, quando o signo é o discurso e o dialogo, é simultaneamente, a ação do orador, isso é seus gestos, quando o discurso é proferido a viva voz.
Da Natureza do Esteta
À natureza do esteta deve pertencer: um refinado e elegante talento inato, cujas faculdades inferiores sejam mais facilmente excitadas em função da elegância do conhecimento. Ao talento refinado deve pertencera: agudamente perceber pelos sentidos, a aptidão para