O SER HISTRIONICO Materia CultR Sia Mar O
365 palavras
2 páginas
O Ser Histriônico, o Ser ExibidoAutoconfiança é sempre uma arma interessante, positiva e útil na arte de viver a vida.
Cair e levantar, ouvir as opiniões negativas com sabedoria, usar os pontos fortes ao seu favor, são formas de aplicar esta autoconfiança no dia a dia!
A gente vive numa luta interna para entender a linha entre a humildade e autoconfiança, né?
Mas o que tanto se vê por aí, parece ser uma autoconfiança exagerada, não sei, será?
Sabe aquela moça que sempre diz ter o melhor emprego do mundo, que exagera quando conta que aquele espumante francês é gostoso e que vive tentando seduzir todo mundo? Até mesmo quem já é compromissado? E aquele seu vizinho, super malhado e super macho, que já chega no condomínio chamando a atenção, seja pro bem ou pro mal, afinal, ser o centro das atenções é seu objetivo sempre?
Parece mentira, mas buscar ser o centro das atenções o tempo todo, além de cansativo, é patológico!
A Psicologia explica:
O Transtorno da Personalidade Histriônica, é caracterizado por pessoas extremamente exibicionistas, que buscam aprovação dos outros pra tudo, com muita sensibilidade e dramatização, tornando tudo maior do que é em cenas teatrais de convencer qualquer um!
Não pára por aí, o histriônico pode ter uma conduta ou visual inapropriado, sexualizado, tem orgulho de sua personalidade, do tipo que não muda por nada e levanta a bandeira do “vou ser e fazer o que bem entender”.
Parece péssimo, e é, tanto pra quem convive com essa personalidade (afinal fica difícil aguentar o comportamento) e pra quem vive essa realidade, que se torna solitária e anti social com o passar do tempo. Essa personalidade não quer mudar, evoluir, ouvir, e ainda briga de frente com quem ameaça seu reinado, mas sofre muito, ser tão perfeito e inflexível pode ser muito pesado...
E é aí que a psicoterapia se torna indispensável. Por meio da técnica cognitiva comportamental, trabalhamos cada característica desse trantorno com o objetivo de tornar tudo mais real e leve!