Resenha Erica
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL
CAMPUS DE POMBAL – PB
Hidrogeologia
Aluna:Erica Bento Sarmento Matricula:912210057
Resenha
VULNERABILIDADE À CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQÜÍFERO SERRA GERAL/GUARANI NO MUNICÍPIO DE QUARAÍ/RS
Eliane Ferreira dos Santos1; José Luiz Silvério da Silva2; Adilson de Chaves3 & Isabel Camponogara4
O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial e agrícola são fatores que impulsionaram inúmeros municípios a utilizarem as águas subterrâneas como forma de abastecimento público (Santos, 2004/2007).
As águas subterrâneas são utilizadas pelo homem através de fontes ou mananciais, onde brotam naturalmente e, principalmente, de poços que são perfurados.
De acordo com Araújo et al. (1995), o maior problema é o risco de deterioração do aqüífero em decorrência do aumento dos volumes explotados, já que este somado as descargas naturais para rios e oceanos não podem ser superiores a recarga natural do aqüífero, e do crescimento das fontes de poluição.
Conforme Issar (1993), a poluição das águas subterrâneas se origina de substâncias introduzidas no meio natural como: o uso excessivo e inadequado de agrotóxicos na agricultura; efluentes domésticos e industriais; por lançamento direto de águas servidas ou residuais em fossas sanitárias; vazamentos no transporte de produtos perigosos; por necrochorume, isto é, microorganismos que proliferam no processo de decomposição dos corpos nos cemitérios.
A contaminação da água subterrânea por microorganismos de origem humana ou animal e a ingestão de substâncias tóxicas acumuladas nos organismos podem gerar sérios problemas a saúde das populações.
Para prevenir essa situação deve-se agir com medidas eficazes para o controle e manutenção do potencial quantitativo e qualitativo do Sistema Serra Geral/SAG, indicando