Trabalho
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento
Docente: Juliana Reina
Discente: Cássia Milena
Curso: Psicologia 4º semestre -Noturno
Resenha crítica do filme: “Alguém tem que ceder”.
Diante do que foi visto no filme “ Alguém tem que ceder” , foi possível constatar a presença de aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais que são vivenciados pelos personagens Erica e Harry no período da meia idade. O filme trata inicialmente da temática da conjugalidade na terceira idade. Os relacionamentos vão se traçando ao longo do filme e são muito interessantes porque mostram a realidade do preconceito de uma relação entre uma mulher mais velha com um homem mais novo e a aceitação de uma entre um homem mais velho com uma mulher mais nova. Além disso, mostra os diferentes pontos de vista, a partir das personagens e de cada individuo frente a esse tema, afirmando que se trata também de um contexto cultural em que cada um vive.
No filme é exposta também a questão da independência financeira, a qual as mulheres desempenham papéis sociais que antes eram restritos aos homens da meia idade, bem como os de chefe de família e provedor financeiro familiar. A personagem Erica desempenha um desses papéis vivenciado a realidade do papel de uma mulher idosa e bem sucedida.
Outras temáticas são também bastante abordadas na terceira idade, como a sexualidade. O homem precisa de Viagra, a mulher nem pensa mais em sexo. Uma fase na qual tanto o homem como a mulher criam o estereótipo de que são incapazes de manter uma vida sexual ativa nesta fase.
Diante de tantas questões que são implicadas nesta fase da vida, foi possível constatar que o filme também aborda a questão da sensibilidade feminina e o mal estar psíquico que que ocorre na meia idade,e que é gerado e expresso