Resenha EMPRESAS MÉDIAS TAMBÉM FAZEM ESTRATÉGIA
Veremos o quão desacreditada ficou a estratégia, depois de tanto ser usada em varias áreas e o quão importante ela é, e muitos não sabem usá-la.
RESENHA: EMPRESAS MÉDIAS TAMBÉM FAZEM ESTRATÉGIA
A palavra “estratégica” cabe, em vários lugares, como adjetivo. Sendo que esse tema se tornou tão abrangente que caiu no descrédito de muitos. Sobre planejamento estratégico muitos acreditam em sua ineficácia, tanto pelo fato de que esse planejamento vem da alta administração, acaba que muitas vezes não chega a suprir a real necessidade operacional. Quanto também desacreditam no seu poder como ferramenta gerencial, já que num ambiente tranqüilo e estável classificam como perca de tempo e em um ambiente dinâmico acham difícil conseguir prever os próximos passos.
Contudo, para Sergio Duarte Velasco, o planejamento é importante para todos os tipos de organização (privada, pública ou de terceiro setor) e também para todos os portes. Ele cita a analogia de Henry Mintzberg em “O Safári da Estratégia”, onde é se compara uma organização a um transatlântico, onde o “timoneiro” seria o que gerenciaria as mudanças, ficando sempre atento a qualquer tipo de manutenção no sistema interno, também teria o “navegador”, que iria ditar a direção da empresa, usando da estratégia para gerir mudanças de um risco maior, como fornecedores e produtos, já as mudanças de grande importância no destino da organização ficariam a cargo do capitão, responsável pela revisão de posicionamento da empresa, e por fim os descobridores, onde empreendedores fariam através de novos métodos e informações atualizadas, uma organização de sucesso.
Portanto, todas as decisões tomadas em uma empresa ao longo de sua vida, mesmo que sem pensar, é uma forma de estratégia, pois é através disso que a empresa é aquilo que é atualmente.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que muitos desacreditam no poder da estratégia