SÍNTESE SOBRE OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NO RACIONALISMO, EMPIRISMO E IDEALISMO.
RACIONALISMO:
O Racionalismo aborda conhecimento a partir das ciências exatas, enquanto o Empirismo dá mais importância às ciências experimentais. Para o racionalismo o principal fundamento e o uso da razão nas suas atividades e processos. O objetivo do racionalismo era o uso da razão onde os principais fundadores dessa ideia foram matemáticos que eram extremamente rigorosos com o exato.
Renne descartes dizia “ A razão ou juízo é a única coisa que nos faz homem e nos distingue dos animais.” Isso mostra a ideia de rigorosidade no certo pois os animais não são seres pensantes mas sim extintivos. O racionalismo defende pensar de modo extrategigo e calculistas. Porem teorias e práticas não são iguais falar e mais fácil que fazer. Isso necessita de uma junção entre vários fatores.
EMPIRISMO:
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam ideias.
O empirismo e caracterizado por experiências e aprendizados vividos pela vida pelas experiência e sentidos ampliados através da percepção. Assim vão se formando as ideias e o significados das coisas para o sentido e o apego a tais coisas e sentimentos vividos ao decorrer da vida.
O empirismo é uma teoria, afirma que todo o conhecimento deriva da experiência da vivencia dos sentidos para o aprendizado assim vira uma teoria oposta ao racionalismo. Empirismo e baseado em viver e aprender. Como antigamente os pais levavam os filhos ao seu trabalho para aprenderem uma profissão.
Essas ideias são empíricas pois passamos diretamente pelos sentidos para que ocorra um aprendizado e não pelos pensamentos por si só.
Racionalismo e empirismo são correntes opostas, assim gerando uma complementação do pensamento.
IDEALISMO:
O idealismo e o grande mentor das ideias experiências, tem como objetivo compreender a realidade dos pensamentos, idealismo o próprio nome já se diz