Resenha - Educação Matemática de Jovens e Adultos
Por Ricardo Marques1
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca é mestre em Educação Matemática pela UNESP e doutora em Educação pela UNICAMP. É professora da Faculdade de Educação da UFMG, onde ministra disciplinas e desenvolve projetos ligados à formação de professores para o Ensino da Matemática. Nos últimos anos, tem orientado sua atividade acadêmica para a temática da Educação de Jovens e Adultos.
O livro é parte – quinto volume de um total de dez publicações - de uma coleção de títulos sobre Educação Matemática ou em uma dada área da Matemática, intitulada “Tendências em Educação Matemática”, voltada para professores, futuros professores e profissionais que buscam aprofundar as reflexões sobre o movimento denominado Educação Matemática (definindo, inclusive, o conceito). “A coleção busca também apresentar tópicos em Matemática que tenham tido desenvolvimentos substanciais nas últimas décadas e que possam se transformar em novas tendências curriculares dos ensinos fundamental, médio e universitário.” (Nota do diretor Marcelo C. Borba, p.05)
O livro já se apresenta como um objeto de destaque quando confirma a ainda carência de literaturas que tratam da temática “Educação Matemática”, discorrendo, durante todo o livro, sobre uma dificuldade ainda maior de encontrar relações desta com a Educação de Jovens e Adultos, foco dessa produção.
O objetivo da autora foi claramente exposto como uma apresentação geral sobre o que é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e quem são seus protagonistas - despertando a análise de questões sociais, históricas e políticas – e de que maneira o Ensino de Matemática participa da formação desta modalidade – desde o pensamento sobre uma estruturação curricular até a valorização do sujeito, aluno adulto da EJA.
Fonseca nos chama para uma