Desigualdade Social
PÓS-GRADUAÇÃO
GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS E PRIVADAS
JOSELINA SALES DOS SANTOS
DESIGUALDADE SOCIAL E AS LUTAS SOCIAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA
VITÓRIA, 2007
JOSELINA SALES DOS SANTOS
DESIGUALDADE SOCIAL E AS LUTAS SOCIAIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA
Trabalho de conclusão da disciplina de desigualdade social e capitalismo, ministrada pelo profª Inez Stampa, no curso de Pós-graduação em gestão de políticas sociais públicas e privadas como requisito parcial de aprovação.
VITÓRIA, 2007 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de uma produção de texto que traz em seu conteúdo uma contextualização de três autores que fazem uma abordagem sobre diferentes temáticas, porém todos os temas desenvolvidos, analisados e postos em questão pelos mesmos, estão interligados à desigualdade social.
Então consideramos aqui, que quando se pretende fazer uma análise sobre qualquer tema que esteja inserido na questão social, seja pobreza, cidadania, exclusão social, relação do capital e trabalho, direitos de um modo geral, ou ainda qualquer outra temática semelhante a estas, é necessário ter como ponto primordial a idéia de que para haver a existência de tais questões em nossa sociedade, desde o princípio houve também uma relação de desigualdade, onde se observa que um lado detem algum tipo de poder exercendo o domínio sobre o outro lado que se encontra injustiçado, fragilizado desprovido de qualquer arma que possa combater o seu dominador.
Ao analisarmos a história da sociedade se detendo apenas na nossa sociedade brasileira, podemos observar que os anos de história o Brasil apresenta muitas lutas e desafios que contemplam muitas dificuldades de enfrentamento. Uma destas dificuldades com certeza se destaca como desigualdade social e seu