Resenha educaçao fisica
Mediante a leitura do livro O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA, do autor Marinho, nosso grupo tem como objetivo mostrar a idéia da obra e relacioná-la com o livro COESÃO E COERÊNCIA, de Fávero. Apresentação sob orientação da Professora Valdirene Alves de Oliveira, da disciplina de MTA.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA APRESENTAÇÃO
O realmente seria Educação Física? Uma indagação que envolve vários fatores, e que, a obra "O QUE É EDUCAÇÃO FÍSICA" de Marinho, vem tentar nos esclarecer, abordando questões interessantes como: as primeiras manifestações de atividades físicas, desenvolvimento e evolução ao decorrer dos tempos. Ao abordar o capítulo um, vamos poder enxergar logo de início, uma evolução significativa da Educação Física, onde pregava a execução dos exercícios por todos os discípulos ao mesmo tempo e do mesmo modo. Seria até mesmo capaz de assimilar como um moderno tratado metodológico de ginástica. Nessa trajetória, tivemos um profissional de grande destaque no começo do século, que foi Arthur Higgins, professor de Educação Física do Distrito Federal . Ao se passar setenta anos, a Educação Física deu uma considerável salto pedagógico, merecendo um lugar no sistema mais amplo da Educação. Na Europa, em fins do século XIX, constatamos a introdução do exercício físico nas escolas, em função dos benefícios que pode trazer a saúde. Com esse passo, o educador físico entrava numa imensa roda de dúvidas: Seria ele um médico ou auxiliar de um? Apenas um disciplinador ? Dúvidas que mexeram com a visão de muitos, estabelecendo as vezes um conceito contra ou a favor sobre o educador.
Ao se tratar de coesão, temos como exemplo o trecho-"Seria ele um médico ou auxiliar de um? " - onde houve Coesão Referêncial/ Substituição, em que o termo educador físico é substituído pelo pronome ele (pro-forma pronominal).
Deparando com o capítulo dois, notaremos que as atividades físicas já