resenha educa o e sociologia
______________________________________________________________________
Thiago da Silva Sampaio
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. SP. Editora Melhoramentos. 1973
Esta obra desenvolveu-se sobe a perspectiva de trazer as contribuições de Émile Durkheim, estudioso que em seus grandes estudos dedicou-se tanto a sociologia como a pedagogia. Abordagens como os fatos sociais e seus métodos e os fatos da educação sob métodos de análise comparativa e de observação são de grande importância até hoje para os estudos no ramo da Educação.
Em suas reflexões sobre a educação trás o seu método de considerar os fatos sociais como ''coisas''. Desta forma defendia ''essa coisa'' a educação como um fato, processo do real.
A pedagogia é aqui definida não comoa mera prática da atividade educativa, mas uma ferramenta apoiada em um aprofundamento teórico na psicologia e na sociologia. Ou seja, para ele a pedagogia é acima de tudo um conjunto de métodos para a construção do fazer educação.
Fica claro que considera-se aqui a educação como uma instituição social de base para a sociedade. Ou seja, Durkheim considera a educação o alicerce da construção social e cultural dos indivíduos, transmitindo todos os valores morais necessários. Foi nesse sentido que ele elaborou os estudos da análise da moralidade, estudando as civilizações e a natureza da criança e sua assimilação sobre a moral.
O ponto chave a se considerar é portanto este. Segundo o autor esse caráter social da educação e base sólida para a construção do homem em sociedade, divergindo do conceito de pedagogia que é meramente teórico, exige uma visão mais aprofundada acerca do estudo da ciência pedagógica que é um suporte teórico no fazer educação.
Assim questiona-se aqui a natureza da pedagogia, bem como os seus métodos, que são bases em seus estudos. Concorda-se que sendo a