Resenha EAD 2013
Resenha Facnopar – EAD
Vivemos numa sociedade marcada pela “Era da Informação” ou “Tecnologia da Informação”, que tornou-se as bases para configurar um novo modelo de sociedade que vive o fenômeno da globalização, caracterizado pelo rompimento de fronteiras de tempo e de espaço, e que contribui para modificações de hábitos, comportamentos e valores coletivos e individuais.
Não se pode negar que a educação a distância se tornou uma grande oportunidade para aqueles que através de ambientes virtuais, podem conseguir a interatividade e conhecimento, desde os lugares mais distantes e longínquos no Brasil, e também fora do Brasil.
Hoje, não se pode mais dizer portanto, que o discurso pré-concebido de que a EAD, esteja aquém da educação presencial, já que ambas tem suas particularidades, mas comungam os mesmos objetivos educacionais, o aluno e o aprendizado deste aluno.
O crescimento das tecnologias e da oferta de cursos, claro que causa inquietude em alguns, mas fazem emergir os questionamentos e as capacidades que cada pessoa tem em superar as limitações e procurar o aprendizado daquele curso que tanto sonhou e não havia possibilidade, pois não havia na sua região.
Com o EAD, há mais potencialidades do ensino superior atingir mais a população, e também conseguir mais adeptos devido ao custo beneficio, como, eliminação ou redução de custos de deslocamentos tanto dos alunos, quanto dos professores, podendo atender um número maior de alunos ao mesmo tempo. Há oferta de cursos variados, e diversas ares já possuem cursos a distância, com conteúdos dinâmicos de multimídias que facilitam a interatividade, claro que em especial a internet, sem dizer da possibilidade de contribuir e receber muito mais contribuições a partir das interações em fóruns, chats, etc.
O EAD, juntamente com a internet, é um recurso potencialmente fomentador de aprendizagens, pois promove a integração das comunidades de vários estados,