RESENHA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - EaD
RESENHA - MOTIVAÇÃO, CULTURA E CLIMA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS
SANTANA
2013
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
CURSO: Bacharelado em Administração Pública – EaD
Disciplina: Psicologia Organizacional
PROFESSOR: André Elias Morelli Ribeiro
Aluno (a): Ilde Vieira de Araújo Pinheiro
Santana-Ap, 1º de Dezembro de 2013
Tarefa: RESENHA - MOTIVAÇÃO, CULTURA E CLIMA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS
Popularmente o clima é utilizado sem dificuldades de compreensão. Do ponto de vista científico, no entanto, sua definição é mais difícil e os autores divergem em sua conceituação. Para Katz & Kahn (1970) “toda organização cria seu próprio clima, com seus próprios tabus, costumes e usanças”. De acordo com Taylor &
Bowers (1970) “clima organizacional são os traços percebidos dos estímulos organizacionais que se tornam uma propriedade do grupo, através das intervenções interpessoais e que modificam o comportamento aberto dentro da organização”.
Estudos de clima são particularmente úteis, porque fornecem um diagnóstico geral da empresa, bem como indicações de áreas carentes de uma atenção especial. Não basta sentir que o clima está mal, é preciso identificar onde, por que e como agir para melhorá-lo.
Para a realização deste trabalho foi utilizado o referencial teórico de Kolb, inspirado em Litwin e McClelland e aplicado aos funcionários de um departamento da Secretaria de Estado da Região Sul do Brasil cujo resultado foi comparado com o resultado de pesquisa anterior feita com uma Secretaria da Região Nordeste.
Segundo esses autores, sete são os fatores que influem no clima e cada um deles está relacionado com um dos motivos sociais:
•
Conformidade com estrutura – Poder;
•
Responsabilidade – Realização;
•
Padrões de desempenho – Realização;
•
Recompensas – Afiliação;
•
Clareza organizacional – Realização;
•
Apoio e calor