Resenha Documentário Encontros com a Fotografia
O documentário “Encontros com a Fotografia” discute aspectos técnicos desta atividade profissional através de entrevistas com 40 iminentes fotógrafos brasileiros. Entretanto, o limite não é este, pois o encadeamento da mostra das imagens no vídeo e dos depoimentos traçam um ponto importante: a multiplicidade e diversidade dos olhares, a capacidade que cada fotógrafo tem em captar a beleza; isso, independente da técnica predileta, da tecnologia utilizada. Como disse um dos entrevistados, “Fotografia é memória, é sobre as lembranças que temos.”.
Com o filme é possível percorrer os cenários que cada um dos entrevistados utilizou para realizar suas composições, descobrir um pouco de sua história pessoal e entender a discrição das técnicas usadas para produzir as belas imagens. Isso faz com que se possa compreender melhor o recorte do real escolhido pelo fotógrafo e captar a sua intenção, que é a máxima na composição fotográfica, o que difere o fotógrafo do “apertador de botões”. Diante de tanta tecnologia que facilita a atividade laboral, a intenção vem se perdendo, e com isso, fotógrafos.
O analógico, o digital, o uso de câmeras escuras, as influências, o ambiente de trabalho de cada um e escolhas de temáticas desses profissionais fazem parte de um debate audio-visual didático. Em sua homenagem, a FNAC não só laureia os fotógrafos em questão, mas dá aos espectadores uma lição de como iniciar-se nesta atividade que é registro do “real”, mas também uma materialização do sentimento, da emoção, da individualidade de cada um. Isso agregado à técnica e à composição dá forma à fotografia.
Universidade Federal do Piauí
Disciplina: Fotografia II
Professor: Cantídio Filho
Resenha “Encontros com a Fotografia”
Julianny Nunes Ferreira
Teresina, novembro de 2012