Resenha do vídeo "Grandes Obras - Energia Geotérmica"
Visão geral sobre energia geotérmica
Energia geotérmica possui o maior potencial de geração de energia renovável para o mundo todo.
Por mais de 100 anos, a maioria de perfurações em profundidade geraram poços de petróleo. Se as perfurações ocorrerem em maior profundidade, algo mais valioso pode ser encontrado: água superaquecida, que é o combustível de uma tecnologia radical que transforma o calor da Terra em eletricidade. Essa forma de geração de energia pode causar uma grande revolução energética e reduzir drasticamente a dependência da humanidade do combustível fóssil.
Achar água quente sob a superfície da Terra não é tarefa fácil. É como procurar uma agulha no palheiro. O tipo de equipamento para isso pode custar até quarenta mil euros por dia.
A função principal dos poços e usinas elétricas geotérmicas é localizar e armazenar o calor que vem de dentro da Terra, do manto terrestre, com rochas superaquecidas que esquentam águas subterrâneas.
Se a perfuração for bem funda nesse subterrâneo aquecido, ingredientes para a geração de eletricidade serão encontrados: rochas quentes, água nas rochas, e fissuras que permitam que a água quente saia para a superfície. Se as perfuratrizes alcançarem água a trezentos graus Celsius, vapor sairá na superfície, capaz de girar uma turbina e gerar eletricidade sem efeitos nocivos ao meio ambiente, com uma produção insignificante de gases de efeito estufa.
Diferentemente de outras energias renováveis, como a solar, que não funciona quando não tem sol, ou eólica, que para sem a presença do vento, a energia geotérmica gera eletricidade de forma contínua.
Energia geotérmica na Islândia
A Islândia possui enorme potencial geotérmico, já que está localizada na crista oceânica do Atlântico, onde as placas tectônicas se afastam dois centímetros anualmente. Com o magma e lençóis subterrâneos se aproximando da superfície, o calor fica mais acessível.
É um dos países mais