resenha do texto o campo semantico da avaliação mais alem das definiçoes
Primeiramente o autor cita alguns conceitos, elucida que a avaliação com intenção formativa não é o mesmo que medir, nem qualificar, corrigir, classificar, examinar, aplicar testes. Paradoxalmente, a avaliação tem a ver com atividades de qualificação, medição, correção, classificação, certificação, exame, aplicação de prova, mas não se confunde com elas. A avaliação no âmbito educativo deve ser entendida como uma atividade crítica de aprendizagem, avaliação é aprendizagem no sentido de que por meio dela adquirimos conhecimento. Pois o professor aprende para conhecer e para melhorar a sua prática docente.
A avaliação é a oportunidade de se colocar em prática seus conhecimentos e para que se sinta a necessidade de defender suas idéias, suas razões, seus saberes. A avaliação não ocorre somente no final, ou por unidade de tempo ou de conteúdo, ela desempenha funções distintas aos fins educativos, porém os principais beneficiados são os sujeitos que participam do processo. Quando a avaliação é realizada de maneira contínua, não há razão para fracasso, pois sempre teremos tempo para agir e intervir inteligentemente no momento oportuno, quando o sujeito necessita de nossa orientação e de nossa ajuda, desta forma evitar que qualquer falha se torne definitiva.
Na avaliação devemos também analisar com distorções que provoca os interesses que estão em jogo e as ideologias que nela se encontram, levando em conta suas repercussões. No campo da avaliação o desenvolvimento conceitual pode ser comprovado por sua constante ampliação, pois aparecem termos novos, novas expressões que criam imagens sugestivas, idéias inovadoras. E a partir desta conjunção aprendemos a elaborar provas de diversos tipos que tecnificaram racionalmente o que até então era conhecido como formas tradicionais de exame para o