Minerais
Atuamente estão classificados e catalogados 4 mil tipos de minerais, segundo tabela da International Mineralogical Association.
GRAFITA ou grafite é um mineral composto de carbono e tem ampla aplicação industrial, desde mina para lápis até lubrificantes. Antracito, hulha, linhito e turfa são especies de carvão mineral. Ao longo de milhares de anos, a concentração de carbono no carvão mineral vai aumentando. A turfa é a espécie que apresenta menor concentração de carbono, e o antracito, a maior. Todas são importantes fontes de energia.
SILÍCIO é o segundo elemento mais abundante no planeta Terra.
XISTO é um tipo de rocha metamórfica , ou seja, que sofreu mudanças físicas e químicas e depois disso formou outro composto mineral. CALCÁRIO é um tipo de rocha formada por sedimentação, normalmente composta de residuos de organismos inferiores ou de acúmulo de carbonato de cálcio. ARENITO é um tipo de rocha também formada por sedimentação de grânulos, que podem ser quartzo, feldspato ou mica.
FÓSSEIS são marcas ou restos de corpos mineralizados de animais ou de plantas preservados em rochas sedimentares, gelo ou âmbar, há muito tempo. Eles ajudam a identificar a idade de um terreno. Nas camadas de rochas mais recentes, as espécies de fósseis são idênticas às espécies atuais. Nas camadas mais antigas, as espécies de fósseis são bem diferentes das espécies atuais.
REFERENCIA:
Livro Viagem ao centro da Terra/ Júlio Verne; tradução e adaptação Walcyr Carrasco.- 2. ed.- São Paulo: moderna, 2012.- (Série clássicos universais)