Resenha do texto A Experiência do Conhecimento
DEPARTAMENTO DE FIOLOSOFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFª ************
A EXPERIÊNCIA DO CONHECIMENTO
(Resenha Crítica)
ALUNO:
*******************
Teresina – PI
Julho de 2014
GARCIA, Ana Maria. A Experiência do Conhecimento. In: Metodologia Científica: caderno de textos e técnicas. HÜHNE, Leda Miranda (Org.). 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2002, p 34-41.
Ana Maria Garcia possui graduação em Filosofia pela UERJ. Integra o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) com a equipe do Departamento de Filosofia da Universidade Santa Úrsula, participou do livro Metodologia Científica (Agir). Participação na Antologia Poética Nº 1 e na Antologia Poética Nº 2.
O texto faz uma abordagem em volta do conhecimento e sua relação com o homem. A autora introduz o texto conceituando a palavra conhecimento, que segundo ela teve origem da palavra francesa “connaissance” e conclui que conhecimento é nascer com algo.
O conhecimento serve para marcar o homem como diferente dos outros seres, pois o homem é o único capaz de possuir razão, que é a capacidade de relacionar e ir além da realidade imediata. O homem é capaz de superar sua animalidade pelo uso da razão, pela racionalidade.
Ao entrar em contato com a realidade, o homem se envolve com ela ao redor de seu eu, interpretando essa realidade ele se mostra nessa interpretação, assim ao dizer da realidade ele diz de si mesmo, e quando diz ele nasce como ser pensante junto daquilo que ele pensa ou conhece.
Segundo Garcia, para iniciar o processo de conhecimento é preciso conhecer. Elaborar conhecimento implica em estar livre de certezas absolutas à cerca da realidade e estar aberto não só para avaliar e reavaliar as verdades da realidade, mas também reavaliar sua própria capacidade de conhecer. Fazer conhecimento está ligado diretamente ao indivíduo.
Além disso, fazer conhecimento é se posicionar de modo