Resenha do Texto de Engels
Durante centenas de milhares de anos dessas transformações, o corpo dos macacos foram se adaptando e evoluindo. A cada mudança nos seus hábitos, como a saída dos galhos para caminhar no chão, seu organismo sofria alterações baseadas nessas mudanças. Por não usarem mais tanto as mãos para caminhar ao chão, ela passou a ser útil em outros fins, sofrendo mais alterações. O próprio Engels, conclui que nosso corpo não é apenas um órgão de trabalho, mais sim, um produto dele, o que deve ao aperfeiçoamento do corpo adquirindo novas funções e sendo também passadas hereditariamente.
O melhor exemplo dessas mudanças seria o surgimento da linguagem. Os homens, que são sociáveis, em determinada etapa da evolução, sentem necessidade de conversarem uns com os outros, o que deu origem aos órgãos vocais, permitindo o dialogo.
Conforme a evolução era dada, iam se distanciando da animalidade, o homem exercia função sobre a natureza, sempre através do trabalho, visando cumprir objetivos pré-determinados.E essa seria a principal diferença entre o homem e o animal, sendo o homem o agente sobre a natureza, modificando-a, conforme necessidades e vontades, enquanto o animal só aproveita o que a natureza oferece, sem poder modifica-la. Resumindo: o homem domina a natureza e o animal apenas utiliza dos recursos oferecidos.
Mas essa dominação da natureza por parte do homem gera respostas, onde Engels cita alguns exemplos, como os povos da Mesopotâmia, Grécia, Ásia Menor e outras regiões, que, ao desmatarem bosques para cultivar, destruíram reservas da humanidade, sendo responsáveis pelos problemas gerados nesses lugares.Mas os homens aprenderam a prever e a