Funk
O Funk é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos na segunda metade da década de 1960, quando músicos afra-americanos, misturando soul, jazz e rhythm and blues, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O funk tira o ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo.
O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo de batidas repetitivas sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos. E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante.
Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à m´´usica com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música mais lenta, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas e principalmente dançante.
Nos anos oitenta o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos Estados Unidos à medida que as bandas se tornavam mais comerciais e a música mais eletrônica. Apesar da música, eles ao menos eram bem vestidos.
Funk Carioca
O funk carioca é um estilo musical oriundo das favelas do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar do nome, é diferente do funk originário dos Estados Unidos. Isso ocorreu pois, a partir dos anos 1970, começaram a ser realizados bailes black, soul, shaft e funk no Rio de Janeiro. Com o tempo, os Djs foram buscando outros ritmos de música negra, mas o nome original permaneceu. O funk carioca tem uma influencia direta do Miami bass e do freestyle. O termo baile funk é usado para se referir a festas em que se toca o funk carioca. Apesar do nome, o funk carioca surgiu e é tocado em todo o estado do Rio de Janeiro e não somente na cidade do Rio de Janeiro, como o gentílico carioca leva a crer.
De 2000 a 2014, o funk carioca modificou-se, libertando-se dos traços de sua origem, e passou a ter uma característica própria. Tornou-se popularmente conhecido em todo o Brasil e no exterior.
O