Resenha do tema ciência com consciência: ciência problema
Ciência com consciência: ciência problema
Acadêmicos (a): Juciara Lima Patez e Vanessa Fernandes de Oliveira Magalhães do segundo semestre de Ciências Contábeis da Fainor, Noturno.
Edgar Nahoum (Paris, 08 de Julho 1921) é um antropólogo, sociólogo, e filosofo francês. Judeu de origem Sefardita.
Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes). Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Durante a Segunda Gerra Mundial participou daResidencia Francesa. É considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos da Complexidade.
Neste texto o autor objetiva falar da ciência como uma ciência problema, mais evoluída e desenvolvida. O desenvolvimento disciplinar das ciências não trás unicamente as vantagens da divisão de trabalho. Constitui-se grande desligamento das ciências da natureza daquilo que se chama prematuramente ciência. O autor também traz a experimentação cientifica constituída por si mesma, uma técnica de manipulação e o desenvolvimento das ciências experimentais. O espírito cientifico é incapaz de se pensar de tanto crer que o conhecimento cientifico é o reflexo do real. Contudo o autor usa todo o tempo os desenvolvimentos, os conhecimentos atuais com base para explicar como funciona a verdade da ciência.
Ciência Problema é um estudo de conjuntos das ciências relacionados aos desenvolvimentos científico disciplinar e naturais. Do ponto de vista do homem, somos incapazes de pensa, nós seres humanos dotados de espíritos, de consciência e do lado mau. Para muitos estudiosos entender a ciência é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão dos estudos científicos do mundo. O