Resenha
CAMPUS COXIM
CIENCIAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS RENOVÁVEIS
Profº ALEXANDRE FORNARO
RESENHA: CIÊNCIA COM CONCIÊNCIA
Ritali Gonçalves da Silva
RESENHA – Ciência Com Consciência
Morin, Edgar. Bertrand Brasil, 14ª Ed. Edição Revista e Modificada pelo Autor.
Tradução: Maria D. Alexandre e Alice Sampaio Dória
A ciência na perspectiva de Morin é clara e enriquecedora, porém ela traz problemas de ponto de vista não de quem produz, mas sim de quem faz uso dela, neste sentido o autor enumera os pontos que o mesmo considera que a ciência é algo negativo, a noção de progresso comumente aceita é a de crescimento, linear, quantitativo e também qualitativo no sentido de trazer melhorias, o crescimento econômico é um exemplo da ciência do progresso, mas ele não deixa de dizer que esse progresso pode não ser benéfico, pois gera subprodutos indesejáveis e, podendo ate tornar primários esses subprodutos. Na analise do autor devemos considerar o progresso interligado ao meio em que vivemos, ou seja, a natureza.
A desordem é um fato ou uma conseqüência da evolução natural do mundo físico que segundo o autor serve-nos de alerta para que possamos rever nossa noção de progresso, propondo então um “Progresso na idéia de progresso”, sendo de forma complexa, linear, simples e irreversível que não é comumente aceita pela sociedade que busca em primeiro lugar a comodidade.
Para abordar a problemática do conhecimento propõe uma hierarquização entre Sabedoria, Conhecimento e Informação e sendo assim, trabalha essencialmente com a contraposição destes dois últimos termos.
O conhecimento está ligado à informação, mas vai muito alem. O conhecimento esta embasado em teorias para comportar informações, porque se não houver estrutura nem suporte de nada serve a informação; tenha como exemplo um jornal, nele contem inúmeras informações, mas se não conhecemos o assunto abordado nos sentimos